O Festival Mês da Fotografia 2016 comemorou a vida com exposições, bate-papos e uma grande exposição coletiva com mais de 100 imagens de fotógrafos do Centro-Oeste.

A 6a edição do Festival trouxe trabalhos selecionados justamente pelo caráter inclusivo e acolhedor, para dar visibilidade para quem está começando e para aquele que deseja consolidar seu trabalho. A mostra é o maior evento do gênero na região e por isso veio a decisão de aproveitar sua força para trabalhar temas relevantes e transformadores, como a celebração da vida. O evento teve palestras, show, além do primeiro “Walking Gallery” da cidade, para  celebrar o Dia Internacional da Fotografia.

Uma parceria importante neste ano foi com o Metrô/DF. A instituição contou com mostras itinerantes nas estações da Rodoviária, Galeria dos Estados, Praça do Relógio em Taguatinga e Ceilândia Centro. Os locais tiveram narrativas sobre a celebração da vida, produzidos pelo Coletivo Fotográfico Lente Cultural, de Brasília, e pelo Coletivo Olhares do Cerrado, de Goiânia.

Dia Mundial da Fotografia - Como o tema do evento sugeria a celebração da vida através da fotografia, ficou marcado para o  dia 19 de agosto  o tradicional #FotografaçoBSB. Este evento é esperado pelo público brasiliense, pois fotógrafos e simpatizantes trocam conhecimentos, fazem amizade e compartilham sua paixão em comum: retratar momentos.