O espaço para diversidade, formação, mercado, intercâmbio, diálogo, fomento e produção artística reúne um conjunto de atividades que fortalece a cadeia produtiva e criativa da arte do movimento: Este é o festival Vivadança, que comemorou 10 anos em 2016. O evento levou espetáculos de 9 países, com a participação de mais de 500 artistas, duas criações inéditas em residência, mostras, exposição, seminário, oficinas, sendo o único do Norte-Nordeste a receber a programação do Ano da Cultura da Polônia no Brasil. A programação se espalhou por 10 espaços, entre teatros, centros culturais e ruas de Salvador.

Intensificando ainda mais a sua rede de parceiros internacionais, países como Alemanha, Austrália, Eslováquia, Finlândia, França, Israel e Noruega também estavam na programação. Pela primeira vez, o VIVADANÇA fez intercâmbio com o festival Austrália Now, através da apresentação do dançarino e ex-jogador de futebol australiano Ahil Ratnamohan.

Outra residência artística realizada pelo festival é a do coreógrafo Rodrigo Garcia Alves, em parceria com o Goethe-Institut. Desenvolvido com a participação de integrantes da Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha, o trabalho resultará na colagem coreográfica GA_trans_LÁ_cri_XI_a_AS_ção.

A produção local e brasileira teve lugar especial na programação! A concorrida Batalha de Break reuniu mais de 30 duplas de b-boys e b-girls do Norte-Nordeste, convidados e selecionados nacionalmente; a Mostra Casa aberta com toda a sua diversidade soma mais de 400 artistas; e a Mostra Baiana de DançaContemporânea com cinco obras coreográficas selecionadas.

Desde a sua criação e concepção pela diretora e coreógrafa Cristina Castro, o VIVADANÇA Festival Internacional sempre teve a formação, o intercâmbio e o mercado para os artistas da dança como parte estruturante de sua programação. Mais do que promover a mediação de público, junto a escolas públicas, particulares e projetos sociais, o festival também serve como networking entre dançarinos, buscando a transformação e renovação da arte.

Veja tudo que rolou no VIVADANÇA 10 anos!